quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Campanha Chega de Bullying




           Atuar na prevenção do bullying é o objetivo da iniciativa “Chega de Bullying: Não Fique Calado” desenvolvida pela Secretaria da Educação em parceria com o canal Cartoon Network. A campanha é realizada desde 2011 e incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento. A Escola Cid abraça esta iniciativa. Conheça o site: http://www.chegadebullying.com.br/


9 comentários:

  1. Teste: 3º ATPC online
    Disciplina: Matemática
    Professor: Marcelo Oliveira de Morais

    O bullying causa perda da motivação para estudar, a equipe de gestores e professores devem ajudar a resolver problemas como este, acredito que uma possibilidade é dar palestra sobre o assunto e os maus provocados pelo que os alunos chamam de brincadeira mas que na verdade se trata de agressão brutal ao psicológico das crianças e adolescentes. Mau que ocasionou ataques como ocorrido no Rio de Janeiro, em que um ex-aluno de uma escola pública, depois de anos de sofrimento pela vergonha e os ataques dos colegas, resolveu entrar armado matando e ferindo crianças da mesma.
    Segundo reportagem da Revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-como-evitar-610519.shtml), a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:
    - Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
    - Estimular os estudantes a informar os casos;
    - Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
    - Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
    - Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
    - Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
    Durante meu período de estudo no Ensino Fundamental eu sofri bullying por parte de colegas de classe, na época não existia este processo de conscientização, e eu entendo a dor que passa uma criança quando sofre bullying, por isso, tento respeitar ao máximo os meus alunos, e sempre intervenho quando vejo algum deles praticando bullying contra outro colega.

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  2. Sociologia- Leandro Tosta
    Bullying: quando as "brincadeiras" perdem a graça!
    O bullying tem se tornado um tema constante na sociedade como um todo, mas principalmente nas escolas. A escola é um espaço de convivência e como tal sempre existem os problemas advindos desta, as piadas e brincadeiras se fazem constantes, mas chega um momento em que a "brincadeira" ultrapassa o limite e se torna uma agressão (seja física ou psicológica) e nesse ponto o trabalho com os alunos (principalmente, mas não só) se torna necessário para que possam aprender a respeitar o próximo e ter consciência das consequências de suas ações. É papel da escola tomar medidas para a prevenção e para solucionar os problemas conhecidos, neste ponto a abordagem do tema no cotidiano escolar por meio de palestras e campanhas é um caminho que pode render bons frutos, além de um trabalho com os responsáveis dos alunos também, posto que, com a ampliação do uso das redes sociais e aplicativos de celulares tem se tornado comum o bullying virtual, espaço este que ultrapassa o âmbito escolar.
    Bullying é coisa séria e o engajamento de todos para coibir esta prática é fundamental!

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  3. Reportagens disponíveis no youtube sobre Bullying:

    https://www.youtube.com/watch?v=eMhXqABoNaE
    https://www.youtube.com/watch?v=M6EQh7WeVHI

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  4. A inconsequencia é aliada da desinformação, os jovens precisam ter consciência das causas e efeitos.

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  5. Toda moeda tem dois lados. Ao se falar em bullying, creio que além de examinarmos, carinhosamente, o lado do agredido, não podemos nos esquecer do agressor. Este também precisa de cuidados, sobretudo, para que não torne a repetir bullying, pois,"a tendência é que ele seja assim por toda a vida, a menos que seja tratado". A escola, ao identificar os agressores deve avisar aos responsáveis e estes procurarem ajuda com especialistas.
    http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-leva-autor-praticar-610505.shtml
    Professora Tatinha: Física.

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  8. Bully é "valentão" em Inglês e acredito que todos sabem disso. Então, estamos falando de atos praticados por um desses tipos ou por mais de um deles dentro de uma relação de desigualdade de forças ou poder. Mesmo o bullying sendo um problema mundial e que possa acontecer em qualquer contexto ou lugar onde haja convívio e interação, existe o predomínio desse tipo de problema em escolas... As escolas, de um modo geral, não admitem sua ocorrência, muitas vezes por desconhecerem de fato o problema ou por não saberem como resolvê-lo e em outras vezes por se negarem a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão caracteriza-se por acontecer principalmente em locais onde a presença ou a supervisão de adultos é precária ou nula. Os atos de bullying ferem o Código Civil e os responsáveis por eles podem ser enquadrados no Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as escolas e os locais de trabalho atendem a consumidores e são responsáveis por atos de bullying cometidos nesses locais.
    É possível pensar e reconhecer essas características e consequências do bullying como práticas reais de nossa rotina?

    Breve síntese do texto "Bullying" de Orson Camargo, um colaborador Brasil Escola e Mestre em Sociologia pela UNICAMP.

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  9. Bullying é terror , é urgente encontrar maneiras de salvar nossos alunos !

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